quinta-feira, 9 de julho de 2009

O exemplo gastronômico de Jesus



08/07/09

Há dois dias atrás escrevi sobre as dificuldades que estou tendo quanto a comida. Se adaptar a novos pratos e novas consistências têm sido tarefa árdua pra todos aqui, especialmente para as crianças, filhos de outros missionários. Mas não podia deixar de compartilhar com vocês a nossa devocional de hoje. Refletimos sobre as implicações do ato de comer e compartilhar refeições com uma diferente cultura e o que isto comunica a esta. Por inúmeras vezes os Evangelhos fazem referência a Jesus e o compartilhar da mesa com diferentes pessoas. Ele sentou com ricos e pobres, compartilhou banquetes e simples refeições. O compartilhar da mesa, o assentar-se com pessoas que não conhecemos, demonstra respeito à cultura em que estamos vivendo, demonstra afetividade, confiança, amizade, amor, intimidade, igualdade, comunhão e a quebra de barreiras sociais, culturais, econômicas e religiosas...
Assim, por mais que os gostos sejam diferentes e estranhos ao meu paladar, pela graça e misericórdia do nosso Deus, continuarei a compartilhar refeições e a mesa com o povo africano, pois muitas vezes Jesus será reconhecido através de atos e não de palavras e sermões.


Que Jesus possa ser reconhecido em simples atitudes do nosso dia a dia...

Um comentário:

  1. Amiga super entendo o que vc diz...Numa comparação bem simples, lembro de quando estive no sertão nordestino, comia a tal da macacheira dia e noite! Tem noção comer mandioca no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde, no jantar e no lanchinho antes de dormir...Só por Jesus!!!

    E sim só por Jesus, por Ele e para Ele são todas s coisas, que isto te sustente em cada refeição!

    E, putz, amei o que disse na devocional, nunca tinha me ligado na importancia desse compartilhar a mesa! Louvado seja o Senhor por cada descoberta!

    Saudades!

    ResponderExcluir