sexta-feira, 16 de abril de 2010

Meu aniversário moçambicano

Mocimboa da Praia, 15 de abril de 2010.
 
 
Desde que cheguei aqui em Mocimboa da Praia, há quase 9 meses atrás, comecei a preparar minha festa de aniversário em minha mente, mas como os planos mudaram conhecendo mais a cultura e os costumes locais!!
Semanas atrás fiz a lista de convidados (mais ou menos 50 pessoas entre adultos e crianças) e o cardápio:
 
  • 18 kilos de arroz
  • 4 kilos de feijão
  • 5 galinhas
  • 4 kilos de batata
  • 8 cocos
  • 0,5 kilo de cebola
  • 2 cabeças de alho
  • 1,5 L de óleo
  • 1,5 kilo de tomate
  • 2 latas de massa de tomate
  • 1 pacote de curry
  • 4 pacotes de suco
  • 7 galões de água
  • Lenha
 
Para receber bem seus convidados em Mocimboa, vc deve servir arroz e “caríli” (nome usado para o molho q acompanha o arroz), sendo esse “molho” feijão, galinha ensopada com tomate e batatas ou cabrito ao molho de tomate e batatas. Escolhi galinha e feijão!
Tudo começou às 6 da manhã com o meu guarda Abdul chegando para matar as galinhas, pois para os mulçulmanos há uma maneira especial de se matar animais, e devem ser eles a matá-los, caso contrário, não comem a comida servida. Ele colocou sua boina islamica, lavou suas mãos e pés, e começou a rezar em árabe: “Eu juro em nome de Ala. Estou aqui a matar esses animais em nome de Ala”.
Logo em seguida o cozinheiro “Smile”, como o chamamos por aqui, começou a ascender o fogo. Assim, meu quintal começou a se transformar em salão de festa, cozinha, tudo!!!! Foi um vai e vem de galões de água (pois há quase um mês estamos sem água na minha casa e dependemos agora dos poços locais), de ralar cocos, de varrer o chão, de arrumar as esteiras, etc.
Meu amigo Momade, de 9 anos, e outras crianças apareceram para me ajudar a carregar panelas, a varrer a frente da minha casa....
Minha família aqui: Sara, Sifa, Zura e Zaína, foram as primeiras a chegar e as últimas a sair... e Sara como a mais velha, me ajudando a coordenar tudo... me dizendo:  “senta pra comer!” (como me vi nela! rss...)
Minha família de “muzungos” (palavra em kimwani para estrangeiro) também estava presente. Sharon, Margareth e Bron (algumas das mulheres do nosso Time), fizeram bolos para mim e eu fiz mais três. Assim, no total tínhamos 6 bolos para servir, o que foi recebido com muita alegria, pois eles só comem bolo no “Idi” (RAMadã Muçulmano) e em casamentos.
Agradeci a todos pela presença, disse q os amava e q eles eram minha família aqui e finalizei com: “Karibu Tena” (Sejam bem-vindos novamente!). Patrick fez uma oração em kimwani, abençoando a minha vida, os convidados e a comida servida.
 
Na minha festa de 29 anos não encomendei salgadinhos, não tive bolo recheado e confeitado, não tive minha família de sangue e amigos de longa data presentes, não usei calça jeans e sandália de salto, mas tive um aniversário espetacular...
Tudo isso me fez reconhecer a realidade em que me encontro hoje... me fez lembrar da comodidade antes vivida: encomendar o bolo por telefone, de ir ao supermercado de carro e comprar os produtos e ingredientes para a festa, ao invés de comprar galinhas vivas, matá-las, depená-las, ascender o fogo à lenha, buscar galões de água, usar capulanas, lenço e chinelos..
Mas só posso dizer que amei!!! Curti cada segundo e me senti realizada em proporcionar isso para as pessoas que estou aprendendo a amar dia após dia....
Deus foi maravilhoso e fiel em prover comida suficiente, em me dar de presente um dia de sol em meio a uma estação de chuvas e de estar me dando mais um ano de vida...

Vejam as fotos desse aniversário aqui no meu álbum.
 
Assim, obrigada Jesus!! Obrigada por tudo, tudo!
Bjos a todos!!!
Ana 


 
 
Ps: Hj minha vó Ester estaria completando mais um ano de vida... Sua vida de oração e devoção à Deus abençoaram tremendamente toda a família.. e tenho certeza q é resposta às suas orações eu estar aqui hoje... Ela é um exemplo de mulher e cristã pra mim... Sinto muitas saudades.... 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário