quinta-feira, 1 de abril de 2010

Entusiasmo com gosto de Páscoa!

Mocimboa da Praia, 1 de abril de 2010.
 
 
A cada reunião com meu Time, que acontece todas as quartas-feiras à tarde, meu coração parece querer explodir dentro do meu peito pelo tamanho entusiasmo que sinto por estar vivendo esses dias por aqui...
Há algumas semanas atrás começamos a discutir questões que não só me instigam como missionária, mas como socióloga ...
Temos pequeno grupo de convertidos que tem se reunido toda a semana, num encontro que podemos chamar de culto, totalmente na língua kimwani. Alguns deles já foram batizados e o crescimento espiritual tem sido gradativo.
As discussões têm girado em torno de como procedermos nestes encontros sem irmos contra sua cultura e costumes, pois evitar um modelo de culto ocidental, com práticas de orações, louvor, pregação, ofertas, e etc, é algo que como Time concordamos em não realizar.
 Amparados pela Palavra de Deus, debaixo de orações e jejuns, temos pedido orientação para que não haja a institucionalização de nenhuma prática que não venha a glorificar o nome de Deus, e ainda, que mate o desejo genuíno e nativo de se expressarem como mwanis.
Fazer parte disso tudo pra mim tem sido incrível! É como ver todo o processo de evangelização ocorrendo... pregamos a palavra, damos testemunho, frutos tem sido gerados e nos vemos tendo que lidar com uma nova igreja que tem nascido entre o povo mwani...
Assim, não tenho palavras pra expressar a animação, a alegria, o contentamento sentido!!! Não tenho palavras para agradecer a Deus por ter me escolhido para este lugar, neste período de tempo, nesta vila específica, com este povo que é tão particular e rico em sua cultura....
Hoje, começamos a discutir o nosso futuro como Time. O que esperamos deixar plantado nas terras de Mocimboa, pois o tempo tem passado tão depressa que só temos mais 1 ano e 4 meses como Time para terminar tanta coisa! Para concretizar tantos sonhos e planos, pra discipular e evangelizar tantas vidas! Só temos a certeza que quem regará estes frutos quando partirmos será nosso Deus de amor, que não deixa seus filhos desamparados da sua presença real.
Mas quem disse que não voltaremos pra cá? Deus sabe o que fará das nossas vidas individualmente, e será um prazer viver em terras moçambicanas novamente se esta for a vontade de Deus para a minha vida.
Pois é para fazermos a sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável que Ele veio a este mundo se entregar por nós... ato que estaremos comemorando este fim de semana.
Assim deixo com vcs a oração que Ele nos ensinou antes de enfrentar a Cruz, oração que nos lidera a sermos bondosos, perdoadores e conscientes que Ele é o único que pode nos livra do mal....
Ao nosso Jesus ressurreto seja a Honra, a Glória e a Força para sempre, Amem!!
Feliz Páscoa a todos!!!
Amo vcs e a saudade continua imensa...
Bjos africanos...
            Ana
 
 
Pai Nosso em Kimwani
 
Baba wetu uri bibguni
(Pai Nosso que estás no céus)
Rikirisiwe zina lako
(Santificado seja o Teu nome)
Uje ufalume wako
(Venha a nós o teu reino)
Vitendiwe vyausaka
(Seja feita a tua vontade)
Kamba vintendiwa binguni na vetendiwe mulumwengu-um novyo
(Assim na terra como no céu)
Tipe luziki rero ratisakila kila suku
(O pão nosso de cada dia nos dá hoje)
Tiswamii makosa wetu
(Perdoa as nossas dividas)
Kamba ofwe novyo vyatiwaswamii watikosa
(Assim como nós perdoamos os nossos devedores)
Usitase kutingira ushetwani
(E não nos deixeis cair em tentação)
Fala tinussuru mmakono mwa Mbaya
(Mas livra-nos do mal)
Konta Uwe ndi mwanye ufalume mwanye unguvo mwanye uticufu dayma milele
(Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre,
Amina!!
(Amém!!)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário