domingo, 24 de julho de 2016

Está chegando a hora!! E aí vai uma reflexão do meu atleta preferido sobre este momento... :)



Sobre a Tocha 

(Jhonatan Nunes)


Tenho visto as muitas manifestações contrárias sobre a passagem da Tocha Olímpica nas várias regiões do Brasil, o que me leva a refletir sobre a falta de conhecimento, do embrutecimento das pessoas, sua contrariedade ao fogo e consequentemente a tudo o que ele representa.

A origem histórica do fogo olímpico se dá na mitologia grega onde um semideus teve que buscá-lo à força para que os humanos obtivessem acesso aos seus benefícios. Um fogo que representa vida, que trás consigo os valores olímpicos de amizade, respeito, determinação, coragem, igualdade e inspiração.

Eu não me atrevo a tentar explanar nenhum destes valores para pessoas que exacerbam suas críticas ao contexto olímpico, pois estas perderam o lado bom da vida.

Não sou inocente a ponto de não saber os muitos problemas que o atual momento histórico brasileiro sugere, mas ainda prefiro enxergar as boas lições e ótimos exemplos que o esporte é capaz de trazer.

Lamento muito a falta de entendimento, afinal estas críticas vem de pessoas que nunca entraram numa quadra, campo, piscina ou praça esportiva. Que nunca entraram em um ginásio lotado que traduz em seus poros a paixão e a esperança num mundo conturbado. Por alguns momentos tudo se resume a uma devoção quase que cega que faz bem pra alma e coração.

Infelizmente para aqueles que nunca experimentaram ter a última bola do jogo nas mãos ou nos pés, ganhar e perder por um segundo é algo que nunca serão capazes de entender. Não tem incutidos em sua alma os ensinamentos que o trabalho em equipe, a frustração, a amizade e vitória trazem.

Tudo isto tipifica o porquê das críticas, gente que não é e jamais será capaz de fazer parte deste mundo que forma, muda e transforma vidas. Não de atletas de alto rendimento, mas de gente como eu, que tem o esporte não como opção de vida, mas como parte fundamental da própria vida.

Continuem criticando e postando as várias hashtags contrárias, pois cada vez que vejo algo assim, me sinto ainda mais privilegiado por estar a par de um todo num mundo de iguais. Sim os desportistas estão a par deste mundo, pois sabem lidar de forma muito prática com o embrutecimento e amargura deste.


Sim eu carrego o fogo olímpico não nas ruas, mas em mim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário